Histórico

Historico

Fundado em 1988, o Banco Luso Brasileiro atua em diversos setores da economia. Sediado em São Paulo, oferece produtos de carteira comercial, crédito a empresas, investimentos e câmbio.

A partir de dezembro de 2011, com a chegada de dois novos acionistas controladores, Amorim Aliança B.V e RC Participações S.A., grupos empresariais líderes em seus setores, o Banco Luso Brasileiro se reposicionou no mercado, focando no financiamento ao segmento de transporte público, ampliou sua atuação, passou a disponibilizar novos produtos e a atender novos setores da economia.

Historico

Amorim aliança B.V.

Sediado em Portugal, o Grupo Amorim é formado por 78 empresas que atuam em diversos setores da economia mundial, com produtos presentes em mais de 100 países. Tem como principal atividade a cortiça, onde é o maior produtor do mundo. A rolha é somente uma das aplicações da cortiça, também utilizada na produção de calçados, móveis, pisos, etc. No setor de energia, o Grupo Amorim detém, através da Amorim Energia, 38,3% do capital da Galp Energia SGPS S.A. No setor florestal, gere áreas de floresta superiores a 12 mil hectares.

http://www.grupoamericoamorim.com

RC Participações S.A.

É formada pela APMR Investimentos e Participações Ltda. e VT Cunha Participações Ltda., que atuam nos segmentos de transportes coletivos e no comércio de automóveis e caminhões. Por meio da Caio-Induscar, lideram a produção de carrocerias para ônibus no país e possuem vasta experiência na operação de transportes coletivos. São parceiros do Grupo Amorim também em outros empreendimentos e participações.

http://www.caio.com.br

http://novabusscar.com.br

Lusopar S.A.

Fundadora do Banco Luso Brasileiro, a Lusopar é a representante do grupo Tavares de Almeida, um conglomerado empresarial com mais de 60 anos de atuação em diversos setores da economia.

Missão, Visão e Valores

Icone diferenciais

Missão

Oferecer soluções financeiras sob medida para o setor de transportes coletivos, empresas que atuam no comércio exterior e de outros segmentos do middle market, sempre com excelência na execução, ética e transparência nas relações, gerando valor para acionistas e a sociedade.

Icone diferenciais

Visão

Ser o banco de preferência dos nossos clientes, com crescimento forte e sustentável.

Icone diferenciais

Valores

Responsabilidade Social e Respeito

Atuar de forma transparente, com atitudes e procedimentos que geram credibilidade e confiança.


Ética

Compromisso com a integridade, honestidade e conduta, adotando altos padrões éticos em todos os negócios e relações.


Comprometimento

Atuar de forma planejada e integrada, estimular o trabalho em equipe e promover o compartilhamento de responsabilidades, atitudes que asseguram a sustentabilidade dos negócios.


 

ALTA PERFORMANCE

Alcançar resultados extraordinários, por meio de uma cultura de simplicidade e meritocracia, de forma a atrair e reter gente talentosa, que aja como dona.


Bem-estar

Garantir condições seguras de trabalho, reconhecimento, valorização, ambiente agradável e de cooperação mútua.

Governança Corporativa

O Banco Luso Brasileiro adota uma postura ética, responsável e transparente na administração dos seus negócios, com padrão de governança corporativa de acordo com as melhores práticas de mercado.

O Conselho de Administração, em conjunto com o corpo executivo, é responsável pela orientação geral dos negócios, incluindo a definição das estratégias, o acompanhamento e avaliação do desempenho, o controle e a fiscalização dos negócios do banco.

Conforme nosso papel de responsabilidade social, consideramos sempre os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais na condução de todos os negócios.

O Conselho de Administração do Banco Luso Brasileiro é composto por 8 membros eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, sendo 4 efetivos e 4 suplentes. As Reuniões do Conselho de Administração ocorrem ordinariamente a cada 90 dias e, extraordinariamente, sempre que necessário.

Instituído em 2016, é composto de 3 membros efetivos e 3 suplentes, sendo cada par nomeado por um grupo acionista.

Cabe ao Conselho Fiscal fiscalizar todos os atos dos administradores, opinar sobre o relatório da administração, sobre as propostas referentes à modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, denunciar fraudes, erros ou crimes aos órgãos da administração e analisar as demonstrações financeiras trimestralmente.

A área de Auditoria Interna está diretamente subordinada ao Conselho de Administração. Tem como principal objetivo avaliar de forma independente todos os processos, contribuindo para a mitigação dos riscos e para a adequação e eficácia da organização, além de assegurar a conformidade com políticas, normas, padrões, procedimentos e regulamentações internos e externos.

Nosso Código de Conduta e Ética serve como guia de conduta profissional e pessoal para todos os nossos colaboradores. Também realizamos permanentemente treinamentos, como o de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, e outras ações de conscientização.

Tendo como um de seus principais valores a transparência, o BLB adota as melhores práticas de governança corporativa para proteger seus acionistas, colaboradores, clientes e negócios, bem como para garantir o cumprimento de todas as obrigações junto aos órgãos reguladores.

Compliance é dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da Instituição.

A Instituição mantém políticas, processos e sistemas específicos para prevenir que sua estrutura, produtos e serviços não sejam utilizados para a “lavagem de dinheiro”, ou seja, realocação de recursos oriundos de negócios ou práticas ilícitas, ligados à corrupção, crimes, ou ao financiamento do terrorismo.

Para que isso seja possível, a nossa equipe de PLD se mantem em constante capacitação e atualização para atuar de acordo com as melhores práticas de mercado e realizar um monitoramento eficiente quanto às transações financeiras.

Conjunto de práticas, princípios e diretrizes que visam assegurar a confiabilidade, a integridade e a disponibilidade dos dados e dos sistemas de informações.

>>Link da política

A área de Gestão de Risco apoia o corpo diretivo através dos processos de monitoramento e análises de riscos. Fornece as diretrizes para as tomadas de decisões no dia a dia do Banco. O relatório de Gestão de Riscos é atualizado e publicado neste site, trimestralmente, em atendimento às Circulares 3.678/13 e 3.716/14 do Banco Central do Brasil.

O Banco Luso Brasileiro busca, junto com seus colaboradores, clientes e parceiros, atuar com responsabilidade socioambiental.

>>Link da política

O Banco Luso Brasileiro, de acordo com as melhores práticas e com a regulação, disponibiliza aos seus colaboradores, clientes e ao público em geral um Canal de Denúncia para direcionamento de denúncias de fraudes, corrupção, desvios éticos e de conduta e atos ilícitos. Para outros assuntos não mencionados, há outros canais de comunicação disponíveis.

Dúvidas e perguntas

Dúvidas e perguntas pertinentes à Governança Corporativa do Banco Luso Brasileiro devem ser encaminhadas para o seguinte endereço de e-mail: rp@lusobank.com.br (RP) ou, caso haja necessidade, favor entrar em contato através dos seguintes telefones: SAC (Clique Aqui) ou Sede (Clique Aqui).

Diferenciais

Icone diferenciais

Especialização no segmento

Nossos profissionais e representantes possuem vivência prática nos setores aos quais disponibilizamos nossos serviços.

Icone diferenciais

Qualidade e agilidade nos serviços

Disponibilizamos soluções inovadoras e suportadas por sistemas integrados proporcionando agilidade e facilidade nos serviços.

Icone diferenciais

Rede de relacionamentos

Nossa rede de relacionamentos possibilita uma atuação presente, próxima e amplia a capilaridade de negócios.

Icone diferenciais

Produtos financeiros complementares

Possuímos soluções financeiras que integram toda a cadeia produtiva.

Palavra da Diretoria

Movidos a desafios

Construir um “novo” Banco, sólido, com estratégias bem definidas e focadas em agregar valor aos nossos clientes, acionistas e colaboradores foi um esforço iniciado em 2012 e, no decorrer dos anos, nos orgulhamos imensamente do que alcançamos.

Estas conquistas são frutos de investimentos em capacitação, infraestrutura, gestão, aprimoramento e novos produtos. Estamos produzindo com melhor qualidade, maior credibilidade e cada vez mais eficientes em tudo aquilo que oferecemos. Evoluir, inspirar, engajar e realizar são verbos que conjugamos diariamente, que nos garantiram e sempre garantirão uma trajetória de sucesso. Uma equipe especializada e tratamento personalizado nos fazem referência no mercado, sobretudo no setor de transporte coletivo nacional. A cada dia consolidamos nossa posição no sistema bancário brasileiro. Hoje, somos muito mais que um banco, nos tornamos consultores financeiros comprometidos com a integridade, ética, eficiência e relacionamentos duradouros. Somos movidos pelo desafio de progredir diariamente e pelo desejo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, não apenas dos nossos colaboradores, clientes e parceiros, mas também do Brasil.

Diretoria BLB

Organograma

Organograma

Estatuto Social

O Estatuto Social, constituído em estrito cumprimento às exigências sancionadas, contém normas reguladoras de atos e atividades da Sociedade Anônima, estabelecendo inclusive a competência dos seus Órgãos de Administração. A partir de sua constituição e de quaisquer alterações, em havendo, requer aprovação ante Assembleia Geral de Acionistas. Tais atos tornam-se públicos mediante publicações obrigatórias procedentes em jornais oficiais e de grande circulação.

Estatuto Social - Banco Luso Brasileiro

Histórico

1988

Fundado em 1988, o Banco Luso Brasileiro atua em diversos setores da economia. Sediado em São Paulo, oferece produtos de carteira comercial, crédito a empresas, investimentos e câmbio.

2011

A partir de dezembro de 2011, com a chegada de dois novos acionistas controladores, Amorim Aliança BV e RC Participações S.A., grupos empresariais líderes em seus setores, o Banco Luso Brasileiro se reposicionou no mercado, focando no financiamento ao segmento de transporte público, ampliou sua atuação, passou a disponibilizar novos produtos e a atender novos setores da economia.

Acionistas

Amorim Aliança B.V.

Sediado em Portugal, o Grupo Amorim é formado por 78 empresas que atuam em diversos setores da economia mundial, com produtos presentes em mais de 100 países. Tem como principal atividade a cortiça, onde é o maior produtor do mundo. A rolha é somente uma das aplicações da cortiça, também utilizada na produção de calçados, móveis, pisos, etc. No setor de energia, o Grupo Amorim detém, através da Amorim Energia, 38,3% do capital da Galp Energia SGPS S.A. No setor florestal, gere áreas de floresta superiores a 12 mil hectares.

http://www.grupoamericoamorim.com

R.C. Participações S.A.

É formada pela APMR Investimentos e Participações Ltda. e VT Cunha Participações Ltda., que atuam nos segmentos de transportes coletivos e no comércio de automóveis e caminhões. Por meio da Caio-Induscar, lideram a produção de carrocerias para ônibus no país e possuem vasta experiência na operação de transportes coletivos. São parceiros do Grupo Amorim também em outros empreendimentos e participações.

http://www.caio.com.br http://novabusscar.com.br

Lusopar S.A.

Fundadora do Banco Luso Brasileiro, a Lusopar é a representante do grupo Tavares de Almeida, um conglomerado empresarial com mais de 60 anos de atuação em diversos setores da economia.

Missão, Visão e Valores

Icone diferenciais

Missão

Oferecer soluções financeiras sob medida para o setor de transportes coletivos, empresas que atuam no comércio exterior e de outros segmentos do middle market, sempre com excelência na execução, ética e transparência nas relações, gerando valor para acionistas e a sociedade.

Icone diferenciais

Visão

Ser o banco de preferência dos nossos clientes, com crescimento forte e sustentável.

Icone diferenciais

Valores

Responsabilidade Social e Respeito

Atuar de forma transparente, com atitudes e procedimentos que geram credibilidade e confiança.

Ética

Compromisso com a integridade, honestidade e conduta, adotando altos padrões éticos em todos os negócios e relações.

Comprometimento

Atuar de forma planejada e integrada, estimular o trabalho em equipe e promover o compartilhamento de responsabilidades, atitudes que asseguram a sustentabilidade dos negócios.

Alta performance

Alcançar resultados extraordinários, por meio de uma cultura de simplicidade e meritocracia, de forma a atrair e reter gente talentosa, que aja como dona.

Bem-estar

Garantir condições seguras de trabalho, reconhecimento, valorização, ambiente agradável e de cooperação mútua.

Diferenciais

Icone diferenciais

Especialização no segmento

Nossos profissionais e representantes possuem vivência prática nos setores aos quais disponibilizamos nossos serviços.

Icone diferenciais

Qualidade e agilidade nos serviços

Disponibilizamos soluções inovadoras e suportadas por sistemas integrados proporcionando agilidade e facilidade nos serviços.

Icone diferenciais

Rede de relacionamentos

Nossa rede de relacionamentos possibilita uma atuação presente, próxima e amplia a capilaridade de negócios.

Icone diferenciais

Produtos financeiros complementares

Possuímos soluções financeiras que integram toda a cadeia produtiva.

Palavra da Diretoria

Movidos a desafios

Construir um “novo” Banco, sólido, com estratégias bem definidas e focadas em agregar valor aos nossos clientes, acionistas e colaboradores foi um esforço iniciado em 2012 e, no decorrer dos anos, nos orgulhamos imensamente do que alcançamos.

Estas conquistas são frutos de investimentos em capacitação, infraestrutura, gestão, aprimoramento e novos produtos. Estamos produzindo com melhor qualidade, maior credibilidade e cada vez mais eficientes em tudo aquilo que oferecemos. Evoluir, inspirar, engajar e realizar são verbos que conjugamos diariamente, que nos garantiram e sempre garantirão uma trajetória de sucesso. Uma equipe especializada e tratamento personalizado nos fazem referência no mercado, sobretudo no setor de transporte coletivo nacional. A cada dia consolidamos nossa posição no sistema bancário brasileiro. Hoje, somos muito mais que um banco, nos tornamos consultores financeiros comprometidos com a integridade, ética, eficiência e relacionamentos duradouros. Somos movidos pelo desafio de progredir diariamente e pelo desejo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, não apenas dos nossos colaboradores, clientes e parceiros, mas também do Brasil.

Diretoria BLB

Estatuto Social

O Estatuto Social, constituído em estrito cumprimento às exigências sancionadas, contém normas reguladoras de atos e atividades da Sociedade Anônima, estabelecendo inclusive a competência dos seus Órgãos de Administração. A partir de sua constituição e de quaisquer alterações, em havendo, requer aprovação ante Assembleia Geral de Acionistas. Tais atos tornam-se públicos mediante publicações obrigatórias procedentes em jornais oficiais e de grande circulação.

Estatuto Social - Banco Luso Brasileiro