Histórico

Historico

Fundado em 1988, o Banco Luso Brasileiro atua em diversos setores da economia. Sediado em São Paulo, oferece produtos de carteira comercial, crédito a empresas, investimentos e câmbio.

A partir de dezembro de 2011, com a chegada de dois novos acionistas controladores, Amorim Aliança B.V e RC Participações S.A., grupos empresariais líderes em seus setores, o Banco Luso Brasileiro se reposicionou no mercado, focando no financiamento ao segmento de transporte público, ampliou sua atuação, passou a disponibilizar novos produtos e a atender novos setores da economia.

Historico

Amorim aliança B.V.

Sediado em Portugal, o Grupo Amorim é formado por 78 empresas que atuam em diversos setores da economia mundial, com produtos presentes em mais de 100 países. Tem como principal atividade a cortiça, onde é o maior produtor do mundo. A rolha é somente uma das aplicações da cortiça, também utilizada na produção de calçados, móveis, pisos, etc. No setor de energia, o Grupo Amorim detém, através da Amorim Energia, 38,3% do capital da Galp Energia SGPS S.A. No setor florestal, gere áreas de floresta superiores a 12 mil hectares.

http://www.grupoamericoamorim.com

RC Participações S.A.

É formada pela APMR Investimentos e Participações Ltda. e VT Cunha Participações Ltda., que atuam nos segmentos de transportes coletivos e no comércio de automóveis e caminhões. Por meio da Caio-Induscar, lideram a produção de carrocerias para ônibus no país e possuem vasta experiência na operação de transportes coletivos. São parceiros do Grupo Amorim também em outros empreendimentos e participações.

http://www.caio.com.br

http://novabusscar.com.br

Lusopar S.A.

Fundadora do Banco Luso Brasileiro, a Lusopar é a representante do grupo Tavares de Almeida, um conglomerado empresarial com mais de 60 anos de atuação em diversos setores da economia.

Missão, Visão e Valores

Icone diferenciais

Missão

Oferecer soluções financeiras sob medida para o setor de transportes coletivos, empresas que atuam no comércio exterior e de outros segmentos do middle market, sempre com excelência na execução, ética e transparência nas relações, gerando valor para acionistas e a sociedade.

Icone diferenciais

Visão

Ser o banco de preferência dos nossos clientes, com crescimento forte e sustentável.

Icone diferenciais

Valores

Responsabilidade Social e Respeito

Atuar de forma transparente, com atitudes e procedimentos que geram credibilidade e confiança.


Ética

Compromisso com a integridade, honestidade e conduta, adotando altos padrões éticos em todos os negócios e relações.


Comprometimento

Atuar de forma planejada e integrada, estimular o trabalho em equipe e promover o compartilhamento de responsabilidades, atitudes que asseguram a sustentabilidade dos negócios.


 

ALTA PERFORMANCE

Alcançar resultados extraordinários, por meio de uma cultura de simplicidade e meritocracia, de forma a atrair e reter gente talentosa, que aja como dona.


Bem-estar

Garantir condições seguras de trabalho, reconhecimento, valorização, ambiente agradável e de cooperação mútua.

Governança Corporativa

O Banco Luso Brasileiro adota uma postura ética, responsável e transparente na administração dos seus negócios, com padrão de governança corporativa de acordo com as melhores práticas de mercado.

O Conselho de Administração, em conjunto com o corpo executivo, é responsável pela orientação geral dos negócios, incluindo a definição das estratégias, o acompanhamento e avaliação do desempenho, o controle e a fiscalização dos negócios do banco.

Conforme nosso papel de responsabilidade social, consideramos sempre os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais na condução de todos os negócios.

O Conselho de Administração do Banco Luso Brasileiro é composto por 8 membros eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, sendo 4 efetivos e 4 suplentes. As Reuniões do Conselho de Administração ocorrem ordinariamente a cada 90 dias e, extraordinariamente, sempre que necessário.

Instituído em 2016, é composto de 3 membros efetivos e 3 suplentes, sendo cada par nomeado por um grupo acionista.

Cabe ao Conselho Fiscal fiscalizar todos os atos dos administradores, opinar sobre o relatório da administração, sobre as propostas referentes à modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, denunciar fraudes, erros ou crimes aos órgãos da administração e analisar as demonstrações financeiras trimestralmente.

A área de Auditoria Interna está diretamente subordinada ao Conselho de Administração. Tem como principal objetivo avaliar de forma independente todos os processos, contribuindo para a mitigação dos riscos e para a adequação e eficácia da organização, além de assegurar a conformidade com políticas, normas, padrões, procedimentos e regulamentações internos e externos.

Nosso Código de Conduta e Ética serve como guia de conduta profissional e pessoal para todos os nossos colaboradores. Também realizamos permanentemente treinamentos, como o de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, e outras ações de conscientização.

Tendo como um de seus principais valores a transparência, o BLB adota as melhores práticas de governança corporativa para proteger seus acionistas, colaboradores, clientes e negócios, bem como para garantir o cumprimento de todas as obrigações junto aos órgãos reguladores.

Compliance é dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da Instituição.

A Instituição mantém políticas, processos e sistemas específicos para prevenir que sua estrutura, produtos e serviços não sejam utilizados para a “lavagem de dinheiro”, ou seja, realocação de recursos oriundos de negócios ou práticas ilícitas, ligados à corrupção, crimes, ou ao financiamento do terrorismo.

Para que isso seja possível, a nossa equipe de PLD se mantem em constante capacitação e atualização para atuar de acordo com as melhores práticas de mercado e realizar um monitoramento eficiente quanto às transações financeiras.

Está relacionada à proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um individuo ou uma organização.

São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Aplicando –se a todos os nossos sistemas computacionais, informações eletrônicas e sistema de armazenamento.

A nossa Instituição busca as melhores práticas, conforme estabelecido no Código de Conduta e Ética e nas políticas internas, assegurar aos nossos clientes e parceiros comerciais a integridade e sigilo das informações.

A área de Gestão de Risco apoia o corpo diretivo através dos processos de monitoramento e análises de riscos. Fornece as diretrizes para as tomadas de decisões no dia a dia do Banco. O relatório de Gestão de Riscos é atualizado e publicado neste site, trimestralmente, em atendimento às Circulares 3.678/13 e 3.716/14 do Banco Central do Brasil.

O Banco Luso Brasileiro busca, junto com seus colaboradores, clientes e parceiros, atuar com responsabilidade socioambiental.

O Banco Luso Brasileiro, de acordo com as melhores práticas e com a regulação, disponibiliza aos seus colaboradores, clientes e ao público em geral um Canal de Denúncia para direcionamento de denúncias de fraudes, corrupção, desvios éticos e de conduta e atos ilícitos. Para outros assuntos não mencionados, há outros canais de comunicação disponíveis.

Dúvidas e perguntas

Dúvidas e perguntas pertinentes à Governança Corporativa do Banco Luso Brasileiro devem ser encaminhadas para o seguinte endereço de e-mail: rp@lusobank.com.br (RP) ou, caso haja necessidade, favor entrar em contato através dos seguintes telefones: SAC (Clique Aqui) ou Sede (Clique Aqui).

Diferenciais

Icone diferenciais

Especialização no segmento

Nossos profissionais e representantes possuem vivência prática nos setores aos quais disponibilizamos nossos serviços.

Icone diferenciais

Qualidade e agilidade nos serviços

Disponibilizamos soluções inovadoras e suportadas por sistemas integrados proporcionando agilidade e facilidade nos serviços.

Icone diferenciais

Rede de relacionamentos

Nossa rede de relacionamentos possibilita uma atuação presente, próxima e amplia a capilaridade de negócios.

Icone diferenciais

Produtos financeiros complementares

Possuímos soluções financeiras que integram toda a cadeia produtiva.

Palavra da Diretoria

Movidos a desafios

Construir um “novo” Banco, sólido, com estratégias bem definidas e focadas em agregar valor aos nossos clientes, acionistas e colaboradores foi um esforço iniciado em 2012 e, no decorrer de apenas cinco anos, nos orgulhamos imensamente do que alcançamos.

Estas conquistas são frutos de investimentos em capacitação, infraestrutura, gestão, aprimoramento e novos produtos. Em 2016, começamos a colher os frutos desse empenho. Em 2017 registramos alta de 208% no Total de Ativos e de 345% na Carteira de Crédito Expandido. Os bons números impactaram o lucro liquido, que atingiu R$ 20 milhões em 2017, quarto ano consecutivo de operação rentável. Mas o que nos orgulha especialmente é o Indicador de Eficiência, que passou de  101,4% para 37,8%. Isso significa que estamos produzindo cada vez mais, com melhor qualidade, menos recursos e maior credibilidade, ou seja, nos tornamos cada vez mais eficientes em tudo aquilo que oferecemos. Evoluir, inspirar, engajar e realizar são verbos que conjugamos diariamente, nos garantiram e sempre garantirão uma trajetória de sucesso. Soluções financeiras inovadoras, uma equipe altamente especializada e tratamento personalizado nos fazem referência no mercado, sobretudo no setor de transporte coletivo nacional. A cada dia consolidamos ainda mais a nossa posição no sistema bancário brasileiro.
Hoje, somos muito mais que um banco, nos tornamos consultores financeiros comprometidos com a integridade, ética, eficiência e relacionamentos duradouros. Somos movidos pelo desafio de progredir diariamente e pelo desejo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, não apenas dos nossos colaboradores, clientes e parceiros, mas também do Brasil.

À Diretoria

Organograma

Organograma

Estatuto Social

O Estatuto Social, constituído em estrito cumprimento às exigências sancionadas, contém normas reguladoras de atos e atividades da Sociedade Anônima, estabelecendo inclusive a competência dos seus Órgãos de Administração. A partir de sua constituição e de quaisquer alterações, em havendo, requer aprovação ante Assembleia Geral de Acionistas. Tais atos tornam-se públicos mediante publicações obrigatórias procedentes em jornais oficiais e de grande circulação.

Estatuto Social - Banco Luso Brasileiro

Histórico

1988

Fundado em 1988, o Banco Luso Brasileiro atua em diversos setores da economia. Sediado em São Paulo, oferece produtos de carteira comercial, crédito a empresas, investimentos e câmbio.

2011

A partir de dezembro de 2011, com a chegada de dois novos acionistas controladores, Amorim Aliança BV e RC Participações S.A., grupos empresariais líderes em seus setores, o Banco Luso Brasileiro se reposicionou no mercado, focando no financiamento ao segmento de transporte público, ampliou sua atuação, passou a disponibilizar novos produtos e a atender novos setores da economia.

Acionistas

Amorim Aliança B.V.

Sediado em Portugal, o Grupo Amorim é formado por 78 empresas que atuam em diversos setores da economia mundial, com produtos presentes em mais de 100 países. Tem como principal atividade a cortiça, onde é o maior produtor do mundo. A rolha é somente uma das aplicações da cortiça, também utilizada na produção de calçados, móveis, pisos, etc. No setor de energia, o Grupo Amorim detém, através da Amorim Energia, 38,3% do capital da Galp Energia SGPS S.A. No setor florestal, gere áreas de floresta superiores a 12 mil hectares.

http://www.grupoamericoamorim.com

R.C. Participações S.A.

É formada pela APMR Investimentos e Participações Ltda. e VT Cunha Participações Ltda., que atuam nos segmentos de transportes coletivos e no comércio de automóveis e caminhões. Por meio da Caio-Induscar, lideram a produção de carrocerias para ônibus no país e possuem vasta experiência na operação de transportes coletivos. São parceiros do Grupo Amorim também em outros empreendimentos e participações.

http://www.caio.com.br http://novabusscar.com.br

Lusopar S.A.

Fundadora do Banco Luso Brasileiro, a Lusopar é a representante do grupo Tavares de Almeida, um conglomerado empresarial com mais de 60 anos de atuação em diversos setores da economia.

Missão, Visão e Valores

Icone diferenciais

Missão

Oferecer soluções financeiras sob medida para o setor de transportes coletivos, empresas que atuam no comércio exterior e de outros segmentos do middle market, sempre com excelência na execução, ética e transparência nas relações, gerando valor para acionistas e a sociedade.

Icone diferenciais

Visão

Ser o banco de preferência dos nossos clientes, com crescimento forte e sustentável.

Icone diferenciais

Valores

Responsabilidade Social e Respeito

Atuar de forma transparente, com atitudes e procedimentos que geram credibilidade e confiança.

Ética

Compromisso com a integridade, honestidade e conduta, adotando altos padrões éticos em todos os negócios e relações.

Comprometimento

Atuar de forma planejada e integrada, estimular o trabalho em equipe e promover o compartilhamento de responsabilidades, atitudes que asseguram a sustentabilidade dos negócios.

Alta performance

Alcançar resultados extraordinários, por meio de uma cultura de simplicidade e meritocracia, de forma a atrair e reter gente talentosa, que aja como dona.

Bem-estar

Garantir condições seguras de trabalho, reconhecimento, valorização, ambiente agradável e de cooperação mútua.

Diferenciais

Icone diferenciais

Especialização no segmento

Nossos profissionais e representantes possuem vivência prática nos setores aos quais disponibilizamos nossos serviços.

Icone diferenciais

Qualidade e agilidade nos serviços

Disponibilizamos soluções inovadoras e suportadas por sistemas integrados proporcionando agilidade e facilidade nos serviços.

Icone diferenciais

Rede de relacionamentos

Nossa rede de relacionamentos possibilita uma atuação presente, próxima e amplia a capilaridade de negócios.

Icone diferenciais

Produtos financeiros complementares

Possuímos soluções financeiras que integram toda a cadeia produtiva.

Palavra da Diretoria

Movidos a desafios

Construir um “novo” Banco, sólido, com estratégias bem definidas e focadas em agregar valor aos nossos clientes, acionistas e colaboradores foi um esforço iniciado em 2012 e, no decorrer de apenas cinco anos, nos orgulhamos imensamente do que alcançamos.

Estas conquistas são frutos de investimentos em capacitação, infraestrutura, gestão, aprimoramento e novos produtos. Em 2016, começamos a colher os frutos desse empenho. Ao longo desses quatro anos registramos alta de 212% no Total de Ativos; de 261% na Carteira de Crédito Expandido; e de 622% no Lucro Líquido. Mas o qual nos orgulhamos especialmente é o Indicador de Eficiência, que passou de 101,4% para 44,9%. Isso significa que estamos produzindo cada vez mais, com melhor qualidade, menos recursos e maior credibilidade, ou seja, nos tornamos cada vez mais eficientes em tudo aquilo que oferecemos. Estas conquistas são frutos de investimentos em capacitação, infraestrutura, gestão, aprimoramento e novos produtos. Em 2016, começamos a colher os frutos desse empenho. Ao longo desses quatro anos registramos alta de 212% no Total de Ativos; de 261% na Carteira de Crédito Expandido; e de 622% no Lucro Líquido. Mas o que nos orgulha especialmente é o Indicador de Eficiência, que passou de 101,4% para 37,8%. Isso significa que estamos produzindo cada vez mais, com melhor qualidade, menos recursos e maior credibilidade, ou seja, nos tornamos cada vez mais eficientes em tudo aquilo que oferecemos. Evoluir, inspirar, engajar e realizar são verbos que conjugamos diariamente, nos garantiram e sempre garantirão uma trajetória de sucesso. Soluções financeiras inovadoras, uma equipe altamente especializada e tratamento personalizado nos fazem referência no mercado, sobretudo no setor de transporte coletivo nacional. A cada dia consolidamos ainda mais a nossa posição no sistema bancário brasileiro. Hoje, somos muito mais que um banco, nos tornamos consultores financeiros comprometidos com a integridade, ética, eficiência e relacionamentos duradouros. Somos movidos pelo desafio de progredir diariamente e pelo desejo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, não apenas dos nossos colaboradores, clientes e parceiros, mas também do Brasil.

À Diretoria

Estatuto Social

O Estatuto Social, constituído em estrito cumprimento às exigências sancionadas, contém normas reguladoras de atos e atividades da Sociedade Anônima, estabelecendo inclusive a competência dos seus Órgãos de Administração. A partir de sua constituição e de quaisquer alterações, em havendo, requer aprovação ante Assembleia Geral de Acionistas. Tais atos tornam-se públicos mediante publicações obrigatórias procedentes em jornais oficiais e de grande circulação.

Estatuto Social - Banco Luso Brasileiro